Redenção

“É o inesperado que faz da vida incrível.” – Manuella Zapff
.

DE MANHÃ
Ontem de manhã acordei em cima da hora, levanto e vou correndo para fazer tudo que preciso fazer e tentar sair correndo ao trabalho.

O incrível é que entre escovar dentes, lavar o rosto, tomar café e outras coisas “consegui” dar uma olhadinha na internet (por incrível que possa parecer, consigo sempre, rs) e vi chamada de apresentação de um cara num reality show musical da Holanda, similar ao que temos aqui no Brasil.

É aquele programa onde o mais importante é a voz da pessoa. Os jurados ficam de costa para o concorrente, se aprovam o cantor pela sua voz eles viram para ver o participante, ou seja, aprovam o cantor.

Mitchell Brunings entrou e emocionou a plateia e os jurados em menos de 10 segundos! Assim que soltou sua voz a plateia delirou, podia ver a surpresa na cara dos jurados e todos, quase que simultaneamente viraram para ver o participante.

Ele cantou uma música do Bob Marley de uma maneira tocante através da sua voz e dos seus gestos. Eu não resisti e assisti várias vezes e é claro que me emocionei muito – primeiramente pela sua interpretação e depois pela a letra da música.

Apreciem, letra da música, o vídeo e a tradução.

———————————————————————————————-

Redemption Song

Old pirates, yes, they rob I,
Sold I to the merchant ships,
Minutes after they took I
From the bottomless pit
But my hand was made strong
By the hand of the Almighty
We forward in this generation
Triumphantly

Won’t you help to sing,
Another songs of freedom?
‘Cause all I ever have:
Redemption songs,
Redemption songs!

Emancipate yourselves from mental slavery
None but ourselves can free our minds
Have no fear for atomic energy,
‘Cause none of them can stop the time
How long shall they kill our prophets,
While we stand aside and look
Some say it’s just a part of it:
We’ve got to fulfill the Book

Won’t you help to sing,
Another songs of freedom?
‘Cause all I ever have:
Redemption songs,
Redemption songs,
Redemption songs!

Emancipate yourselves from mental slavery
None but ourselves can free our mind
Oh, have no fear for atomic energy,
‘Cause none of them-a can-a stop-a-the time
How long shall they kill our prophets,
While we stand aside and look?
Yes, some say it’s just a part of it:
We’ve got to fulfill the Book

Won’t you help to sing,
Another songs of freedom?
‘Cause all I ever had:
Redemption songs,
All I ever had:
Redemption songs!
Another songs of freedom,
Songs of freedom!

.

.

Canção de Redenção

Velhos piratas, sim, eles me roubaram,
Me venderam para navios mercantes
Minutos depois deles terem me tirado
De um buraco menos profundo
Mas minha mão foi fortalecida,
Pela a mão do todo poderoso
Nós avançamos nessa geração
Triunfantemente!

Você não irá ajudar-me a cantar,
Essas canções de liberdade?
Porque tudo o que eu sempre tive são:
Canções de redenção
Canções de redenção

Liberte-se da escravidão mental,
Ninguém além de nós pode libertar nossas mentes
Não tenha medo da energia atômica,
Porque eles não podem parar o tempo
Por quanto tempo vão matar nossos profetas?
Enquanto nós permaneceremos de lado olhando
Huh, alguns dizem que é apenas uma parte disto
Nós temos que cumprir inteiramente o Livro

Você não irá ajudar-me a cantar,
Essas canções de liberdade?
Porque tudo o que eu sempre tive são:
Canções de redenção
Canções de redenção
Canções de redenção

Liberte-se da escravidão mental,
Ninguém além de você pode libertar sua mente
Não tenha medo da energia atômica,
Porque eles não podem parar o tempo
Por quanto tempo vão matar nossos profetas?
Enquanto nós permaneceremos de lado olhando
Huh, alguns dizem que é apenas uma parte disto
Nós temos que completar o Livro

Você não irá ajudar-me a cantar,
Essas canções de liberdade?
Porque tudo o que eu sempre tive são:
Canções de redenção
Porque tudo o que eu sempre tive são:
Canções de redenção
Essas canções de liberdade
Canções de liberdade

.
“O esperado nos mantém fortes, firmes e em pé. O inesperado nos torna frágeis e propõe recomeços.” – Machado de Assis
.

NOITE
Chego em casa meio cansado depois de um dia de trabalho e aula, procuro o vídeo para assistir de novo relembrando o que senti de manhã.

O vídeo continua comovente mas já não senti aquela emoção e encantamento que senti de manhã.

————————————————————————–

Cinco conclusões tiro sobre isso:

1. Eu me comovi demais de manhã ao assistir ao vídeo pela primeira vez.
Eu que achava difícil alguém conseguir comover as pessoas através de uma canção hoje em dia, ainda mais com uma antiga?!
Eu fiquei admirado comigo mesmo por ter me pego pensando dessa maneira! Desde quando fiquei tão cético!?

2. Houve um certo desencantamento ao assistir ao vídeo à noite.
Acho que de tanto que assisti ao vídeo, perdeu-se um pouco aquele fator surpreso e encanto que houve no primeiro contato.
Mas o que ele fez vai continuar a emocionar outras pessoas.

3. Então não valeu de nada o que senti de manhã? Foi em vão?
É claro que não! O que senti de manhã valeu e continua valendo muito!
A emoção que eu senti de manhã fez diferença em mim durante o dia todo, me fez pensar em muitas coisas, entre elas:
– por que viver com o ceticismo? preciso acreditar mais no inesperado e no surpreendente;
– eu não deveria me abrir às surpresas? Ou seja, não deveria buscar e estar preparado para as oportunidades que a vida oferece (que são poucas)?
– entendi um pouco mais sobre o sofrimento da escravidão e necessidade da liberdade;
– também entendi melhor sobre a escravidão mental – muito pior que escravidão física;
– a escravidão física geralmente é externa, mas a mental é interna;
– “ninguém além de nós pode libertar nossas mentes”…

4. Tentar prolongar um encantamento não significa que conseguirá reviver aquilo que uma vez foi bom.
Cada momento é cada momento. O que foi bom antes não significa que é bom no presente ou será bom no futuro.

5. Viver e aprender.
Aprender a viver!