Você Sabe O Que Quer? Ou Apenas Fica Se Esperneando E Gritando Tudo Aquilo Que Não Quer?

.

.

Nos últimos anos venho percebendo que algumas pessoas estão a toda hora falando sobre o que não querem! Pode até ser engraçado, mas normalmente todos acabam achando essa atitude interessante e até corajosa, afinal de contas, as pessoas estão demonstrando suas insatisfações e exigindo seus direitos dizendo não a alguma coisa ou a alguém.

Ao percebendo a reação neutra e muitas vezes até a favor dos outros, essas mesmas pessoas têm repetido cada vez mais o que não gostam, muitas vezes chegam a se espernear e / ou gritar de maneira mais generalizada e intensiva.

Elas querem que todos saibam o que elas não querem porque acham que aquilo está errado!

A princípio pensei comigo mesmo: o que uma pessoa quer é apenas o oposto do que uma pessoa não quer – nada mais! Uma pessoa pode gostar de uma coisa e não gostar de outra coisa. E as pessoas podem se expressar e talvez seja apenas isso que essas pessoas estão fazendo (na maioria das vezes).

Mas em muitos casos com o passar do tempo começo a perceber que isso que está acontecendo não é mais complexo do que eu imaginei no começo, toda essa gritaria não é tão simples assim! Pois essas pessoas continuam se esperneando e gritando pelas as mesmas coisas – sem parar.

E não só isso! Essas pessoas, além de não pararem de gritar sobre o que elas elas começam a virar expert em descobrir todos os tipos de erros (principalmente de injustiças de todos os tipos que nem vou citar aqui, porque não caberiam).

E com isso, a lista de coisas que não querem só aumenta cada vez mais!

.

.

E é a partir daí que começo a vislumbrar alguns problemas e algumas contradições das pessoas que fazem essas reclamações. Quando digo problemas ou contradições não querem dizer que sou contra ou a favor de alguém que faz reclamações.

São apenas reflexões que tive com o passar do tempo e colocarei três delas aqui:

Há uma grande diferença entre saber o que não quer e saber o que quer. É muito fácil falar apenas o que não quer porque é só ficar reclamando (não construir nada e muitas vezes sem entender o porquê das reclamações), falando dos mais diversos erros que há (num mundo imperfeito e que todos estão carecas em saber) e exigindo que os erros sejam corrigidos (repetir a mesma ladainha sem pensar ou participar da solução).

1.Essas pessoas sabem o que não querem, mas não sabem o que querem. Ou ao menos, nunca dizem o que querem.

Mas saber o que quer exige muito mais. Você precisa entender (por quê?), raciocinar (como?) e tomar decisões (o que fazer?). O raciocínio lógico seria assim: vi algo errado logo aviso todos está errado. Peço a todos que raciocinem (inclusive eu) por que está errado e todos pensamos e trabalhamos em como corrigir o erro. E não é isso que acontece.

Por isso sinto que essas pessoas que só reclamam fazem isso ou por falta de conhecimento (não sabem realmente o que querem e por isso só ficam repetindo as mesmas coisas que ouviu) ou por má fé (ou estão faltando com a verdade ou estão aproveitando da situação para próprio proveito).

2. Ao repetir apenas o que não querem, essas pessoas apontam insistentemente os erros e problemas. E surpresa: geralmente apenas dos outros, nunca delas.

Quando as pessoas faltam com a verdade elas não param de repetir as mesmas coisas ou até aumentam a lista de reclamações para se convencer e principalmente convencer outras pessoas a acreditarem no que estão falando. Para isso, basicamente só precisam repetir inúmeras vezes e se possível, gritar cada vez mais alto!

Muitas dessas pessoas usam o velho truque para não responder nada quando são questionadas sobre suas reclamações: partem para o ataque repetindo as mesmas reclamações, dessa maneira ficam sem tempo para responder às perguntas.

E se quiser dramatizar mais ainda a situação: basta aumentar a quantidade de lista de reclamações! E com o passar do tempo, ainda consegue virar um expert em descobrir erros, por todos os lados e de todos!

O mais importante de tudo é que os problemas são sempre dos outros pois essas pessoas que reclamam se sentem superiores. Estão sempre acima disso das coisas erradas, pois nunca cometem erros.

.

.

3. As pessoas que só dizem o que não gostam querem mais é causar ou ter uma bandeira de vítima.

Não digo que todas as pessoas que reclamam demais querem causar. Mas aquelas pessoas que só sabem criticar e mostrar problemas podem estar apenas querendo causar. Isso acontece ou porque elas acham que os problemas levantadas por elas são os mais importantes de todos outros problemas e que devem ser resolvidos em primeiro lugar em detrito de tantos outros problemas que há no mundo.

Vou dar um exemplo bem banal (que não aconteceu ainda, mas acho que estamos caminhando rapidamente para isso).

Erro ou problema alegado pelos “representantes” de determinados grupos: as novelas da televisão estão mal representadas pois há o domínio de determinado “gênero” e de determinada raça.

Isso está errado porque todas as pessoas são iguais, têm os mesmos direitos e não deve ter “preconceito” contra pessoa de nenhum grupo. Para isso precisamos diversificar os atores das novelas, precisamos ter atores de todos os grupos representados quanto a raça, “o gênero”, a idade, a forma física, o nível de formação, o nível social, etc.

O que envolve: não só a televisão terá que mudar formas de escalar os atores para as novelas pois o assunto será será discutido em diversos níveis da sociedade, principalmente pelos “responsáveis” dos grupos da “minoria”), “especialistas” do assunto, estudiosos do assunto, “vários” setores da sociedade toda e até o governo.

Os “representantes” exigirão que a representatividade seja obrigatória principalmente nas hierarquias das escolas, das empresas e até do governo.

O que acontecerá: haverão reclamações, gritarias, debates públicas para tentar se chegar a uma “solução”. Os “representantes” dos grupos minoritários irão exigir participação de pessoas do seu grupo “proporcionalmente” na novela: mulheres e outros “gêneros”; negros, amarelos, indígenas; fetos até idosos; de pessoas bulímicas até pessoas obesas mórbidas; desde bebês até doutores PHD, de moradores de rua a Jeff Bezos; etc. Depois da televisão, tem escolas, universidades, empresas, ONG e governos.

Solução: é quase impossível haver uma solução para atender todas essas desigualdades levantadas de todos os grupos da sociedade. Se alguma solução “resolvesse o problema” para um grupo, “criará problema” para o outro grupo – sempre haverá alguém ou algum grupo que não vai ficar satisfeito.

Para os “representantes” ou “especialistas” os problemas são sempre fáceis de resolver. Só que muitas vezes há outros problemas mais importantes a serem resolvidas do que aqueles citados por eles. Em vários casos, para resolver tantos “probleminhas” será necessário tanto dinheiro que talvez não valesse a pena.

A solução dos problemas hoje envolve sempre muitos interesses de diversos grupos da sociedade, tanto de privados como públicos. Sendo assim, a solução dificilmente vem rápida e de maneira rápida.

Com a solução “difícil” e demorada, os “representantes” dos grupos das minorias terão mais “razão” e tempo para continuar a reclamar. Podem até querer que os problemas sejam resolvidos rapidamente pelos outros, mas como já sabemos: é muito difícil chegar.

O mais engraçado é que: do quê os “representantes dos grupos” podem reclamar se todos os problemas forem resolvidos? Do que podem falar agora? Que bandeiras levantarão?

.

.

Enfim, depois de tudo isso, o que quero dizer é: não basta falar do que não gosta. Ficar repetindo o que não gosta ou o que não quer é muito fácil e muitas vezes chega a beirar infantil se ficar preso apenas nisso!

Pense, estude, raciocine e pense no que você gosta! Pois saber o que vc gosta é muito diferente do que saber o que você não gosta.

Quando você gosta de algo de verdade, você corre atrás – faz de tudo para conseguir aquilo que gosta, que se quer – inclusive corrigir ou passar por cima de coisas que você não gosta.

.

.

(Calvin): Tem pessoas que reclamam o tempo todo! E elas reclamam sobre cada coisinha!

(Calvin): Se alguém as aborrece, elas nunca deixam para lá! Elas insistem e insistem no assunto, mesmo que ninguém mais se importe! É só reclamar, reclamar, reclamar. Pessoas que se queixam o tempo todo me deixam louco!

(Calvin): Você pensa que elas vão mudar de assunto depois de um tempo. Mas elas nunca mudam! Elas ficam se queixando até que você comece a pensar “Qual o problema com esse idiota?”, mas eles ficam reclamando e repetindo o que eles tinham acabado de dizer!

(Hobbes): Talvez falte a eles um pouco de auto-conhecimento…

(Calvin): Cara, essa é outra coisa que me tira do sério!!

.

P.S.: Estou de volta depois de um tempinho, rs.

Mesmo afastado por tanto tempo, vejo que todos os dias têm pessoas acessando meu blog. Muito obrigado a todos vocês que acessam meu blog.

Espero escrever bem mais neste ano 2022.

Obrigado e até mais!

Deixe um comentário